sexta-feira, 27 de março de 2009

Resultados dos processos eleitorais celebrados no país

Artigo traduzido para o português sobre o processo eleitoral na Ilha. Compare a democracia cubana com as demais. O original, em espanhol, pode ser visualizado no sítio da Assembléia Nacional Cubana.

por Jorge Lezcano Pérez

É útil para tratar os resultados das eleições realizadas no nosso país desde 1976 para fazer uma breve incursão na história, que também irá nos permitir estabelecer uma comparação requeridos e necessários.

Como sabemos o primeiro de janeiro de 1899, o general John R. Brooke tomou posse do governo de Cuba em nome dos Estados Unidos, e mesmo se a intervenção durou quase 4 anos não demorar muito tempo a concluir governantes americanos que seria praticamente impossível de anexar Cuba ao seu território, de modo a 5 de dezembro de 1899, MacKinley, o presidente em sua mensagem ao Congresso declarou: "Cuba está ligada a nós por laços de intimidade e de força."

Várias medidas foram adoptadas para atingir este objetivo, incluindo aqueles que garantem a dominação da economia do nosso país.

Mas só mencionar aquelas que se relacionam com o que discutimos, e que foram mesmo com a conivência e patrocínio do renomado cubano números, isso significa a dissolução do Partido Revolucionário Cubano na Câmara dos Representantes e no Liberation Army .

Andaluzia livrar dessas pessoas poderosas ferramentas são essenciais para realizar o sonho de José Martí, o caminho do neocolony aberto.

Com pouca credibilidade proporcionada pelas medidas que adopta um governo estrangeiro, era o governador militar americano ordenou e organizou as primeiras eleições municipais e as eleições presidenciais no país, bem como a realização da Assembléia Constituinte a ser imposta a Emenda Platt, a ser construída como um apêndice à Constituição.

Como era necessária para garantir que os resultados desses eventos beneficiou os Estados Unidos, no caso das eleições municipais foi aprovada uma lei eleitoral ou restritiva.

Apenas os cubanos podiam votar mais de 21 anos, pode ler e escrever e possuir bens móveis e imóveis avaliados em, pelo menos de US $ 250,00.
Estas restrições eliminado o direito de voto, na grande maioria dos negros cubanos e centenas de milhares de cubanos brancos pobres também foram excluídos do exercício do sufrágio para as mulheres, o valor de 359 423 não foi tão insignificante em uma pequena população.

Sob essas restrições nas eleições autárquicas de 16 de junho de 1900, de uma população de 1 572 797 habitantes só poderão ser gravados, 150, 648 eleitores, votaram apenas 110, 816 ou 7% da população país.

Vale a pena acrescentar que as pressões financeiras aplicadas aos eleitos escandaloso Wood seus favoritos.

Na eleição presidencial, embora eles foram conquistados pelos candidatos dos Estados Unidos, Tomás Estrada Palma, Americano-se, porque seu adversário, Gen. Bartolome Maso, retirou a sua candidatura a negar a U. S. Comptroller das garantias mínimas um processo legal, apenas 213 116 eleitores votaram, 63,4% dos 335 699 inscritos.

Com estas eleições triste em Cuba foi inaugurado o sistema de democracia multipartidária e, ao mesmo tempo que se tornou prática rotineira dos processos eleitorais dos cubanos neocolony que durou até 1 º de janeiro de 1959.
Assim distante a partir destes eventos e como eles estão sendo esquecido, merece algumas tacadas demonstrativo das grandes diferenças entre as eleições e os capitalistas da nossa Revolução.

Basta referir apenas dos muitos factos que denegrir a história das eleições em 58 anos do capitalismo em Cuba, como parte da corrupção e da fraude, tal como praticada pelos políticos da época era normal que os mortos votação, foi roubado de sondagens, use o cartão de chamada para uma viagem ao eleitor votar várias vezes, ele comprou os votos, os funcionários públicos e trabalhadores foram forçados a votar no candidato do governo sob a ameaça de despedimento, a oposição candidatos foram assassinados, e que os soldados Polícia impede oposição eleitores de voto, que as pessoas têm de entregar os seus boletins de voto para alcançar admissão ao hospital para doentes familiares, entre muitas outras manifestações e anti-espúrias.
Assim que a comparação pode ser mais completa e válida necessidade de acrescentar alguns elementos da democracia, os partidos políticos e eleições na América Latina.

Um levantamento realizado em 17 países em 2003 pelo Instituto Latinobarómetro registrado que apenas 11% dos entrevistados têm confiança nos partidos políticos, 42% estariam dispostos a votar a favor de um partido, 27% confiam no Congresso e os 28% no governo, que passam o governo chegar a não mais de 24%.

Os inquiridos sentem satisfeitos com a democracia foi de apenas 28%.
69% responderam que mais de partidos políticos e do Congresso aquilo de que precisamos é um líder que está decidido a resolver os problemas.

E 52%, não se importaria um governo democrático não chegou ao poder, se poderia resolver os problemas económicos.

Se tomarmos os resultados das eleições no continente latino-americano nos últimos 15 anos, temos que a média de participação foi de 25%, incluindo os países que passaram a 59,9% e 53,3%.

É significativo que muitos dos países que o voto é obrigatório.

Consulta aos Estados Unidos, para citar apenas dois exemplos são suficientes para mostrar a pouca participação da população nas eleições locais em 1999, o prefeito da cidade de Dallas foi eleito com uma votação de 5% dos eleitores registrados, e San Antonio com 7,5%.

Em relação às eleições presidenciais e sabemos que os presidentes são eleitos com pouco mais de 20%, e, por vezes, como em 2000, nomeados e não eleitos.

Estes resultados dizem muito sobre a forma como os povos da América Latina os governos, partidos políticos e da democracia revela a profunda crise em que instituições são os pilares da democracia representativa e da urgência de encontrar uma alternativa para a criação de um novo mundo, Cuba tem demonstrado que possível.
Se compararmos as nossas eleições com as eleições de 2000 e 2004 nos Estados Unidos, que chocou o mundo pela fraude e pela bilhões de dólares empregados, temos facilmente a maior diferença entre um sistema democrático e um sistema não-democrático.

Embora a essência do sistema americano reside na garantia de que a maioria das pessoas não votam, o cubano garantida para quem deseja fazê-lo.
Na verdade nos Estados Unidos eleitores raramente excede os 50% em Cuba passaram de 95%.

Enquanto os E.U. sistema eleitoral torna difícil intencionalmente inscrição nas listas eleitorais, de modo que só a elite pode fazer, o cubano é caracterizada pelas instalações é gratuito e é feito automaticamente, nasceu com o direito à quando você se inscrever até 16 anos de idade.

Mas, para compreender estes grandes diferenças é necessário para penetrar na essência dos mecanismos e as motivações que levam à cubana eleitores para votar.

Considere primeiro o aspecto quantitativo dos resultados:

ANO............ ELEITORES ... % VOTANTES
1976 ............5 655 837 ......95,2
1979.............6 001 890 ......96,9
1981.............6 272 189 ......97,2
1984.............6 494 488 ......98,7
1986.............6 865 344 ......97,7
1989.............7 240 039 ......98,3
1992.............7 762 958 ......97,2
1995.............7 772 583 ......97,1
1997.............7 952 599 ......97,5
2000.............8 069 599 ......98,5
2003.............8 313 770 ......97,6

Como observamos durante los 11 procesos electorales celebrados el número de electores creció progresivamente mientras que los votantes, como promedio, siempre estuvieron por encima del 97%.

Se fizermos uma comparação apenas com os países das Américas, podemos afirmar que nenhum deles chegou, nem sequer se aproxima a esses resultados, apesar dos milhões que são utilizados e do grande número de partidos políticos desde que a maioria das partes e vitorioso é a abstenção.

Outros aspectos do processo eleitoral, que são importantes são:
Elevado número de eleitores participantes no acto de nomeação dos candidatos na primeira eleição (1976) parte 4 032 632 eleitores, o que representa 76,1%, eo último (2002-2003, Geral Eleitoral) 8 112 702 representa um 81,7%.

A baixa percentagem de votos que foram gravadas e brancos nulos.
Nas últimas eleições foram 2,78 e 2,54, respectivamente.

A média total processo atinge um resultado semelhante a esta.

O número de mulheres delegados foram eleitos.

Na primeira eleição os números eram insignificantes, 8,09% no passado ascenderam a 23,37%, um crescimento significativo, mas insuficiente, porque, para o excelente nível de participação das mulheres na Revolução, onde até mesmo alguns são os sectores mais importantes, podem e devem ser muitos mais eletivas.

A relação entre os delegados re-eleitos e não eleitos, em cada eleição. Desde o primeiro processo eleitoral até à data tem sido reeleito, em média, 46,5% dos delegados.

Isto mostra dois aspectos interessantes, a primeira, as pessoas renovam o seu compromisso para um número significativo dos seus representantes para as assembléias municipais que garante a continuidade do trabalho e, em segundo lugar, que incorpora um número cada processo Os delegados também importante para aqueles que injectar um novo espírito, iniciativa e entusiasmo, tanto ao distrito e do município.

Quando analisamos qualitativamente os mecanismos e as motivações que tornam possível estes resultados com as realidades existentes no sistema de democracia representativa, as diferenças são abissais.

Para explicar essas diferenças indicar apenas alguns exemplos que prevêem que todos os eleitores que pretendem exercer o seu direito de voto pode fazê-lo.

• Registo universal, automática e gratuita dos eleitores.

O nome aparece na lista para o eleitor que o público tem fácil acesso com o direito de fazer o pedido que considere adequado, se a inclusão ou exclusão.

• Facilidades para votar.

As escolas estão localizadas perto da residência dos eleitores, com um pequeno número destes para a faculdade.

Ela exige apenas a apresentação do bilhete de identidade ou de identidade dos militares para o exercício do voto e os muito idosos ou pessoas doentes quando ele envia o pedido volta a ser votado.

• A ética e cívica das campanhas eleitorais. Os candidatos não podem campanha em seu nome.

A biografia e foto dos candidatos são colocados em lugares públicos na mesma área de residência dos eleitores.

• O facto de a nomeação dos candidatos é realizado em suas próprias áreas de residência de todos os eleitores que facilita saber quem propôs.

• total transparência e controle popular das eleições que as pessoas exercem sobre eles.

A motivação é a de que o povo cubano para ir às urnas, muitas das quais são:

• Todos os cidadãos com capacidade jurídica para o fazer, tem o direito de intervir no Estado, quer directamente quer através dos seus representantes.
• O direito dos eleitores a propor, aplicar, escolher, o controlo, a retirada e de participar com representantes nas principais decisões que cabem a ele ou ao Estado.
• A votação não é obrigatória, enquanto igual e secreto.
• O facto de todos os cubanos de 16 anos de idade, incluindo os membros das Forças Armadas Revolucionárias e de outras forças armadas, para eleger e ser eleito.
• Que as pessoas possam participar na revisão das urnas antes da votação e contagem dos votos.
• Saiba que, no exercício dos direitos de voto é defender a soberania ea independência da Pátria e contribui para a unidade do povo para enfrentar os planos imperialistas do inimigo para derrotar a Revolução.
• Sabendo que o delegado é eleito para representar os eleitores na Assembleia Municipal do Poder Popular, autarquia poder superior, e isso significa que ele estará colocando governo.

O período desde 1974, a experiência na província de Matanzas, e 1976-primeira eleições nacionais, viu uma constante melhoria do sistema político cubano e, portanto, o sistema eleitoral em um orgulho do povo e referindo-se à excepcional países lutam por um mundo melhor.

Este esforço tornou-se sistemático de melhoria da circunscrição na célula fundamental do sistema, o Conselho do Povo, no elo para completar o poder estatal e amplo voto popular, para que todos os eleitores elegem directamente eleito posições e no verso Popular órgãos.

Trinta anos do Poder Popular organismos cubanos têm permitido a aplicar o princípio que define a democracia como o poder do povo, pelo povo e para o povo,
O nosso Herói Nacional José Martí, cujos ensinamentos têm estado presentes em tudo que fizemos até aqui, somos chamados a ter em mente que:

"Eleito em que são certamente o maior empenho prêmio eo dever de sua vida, suportar os seus encargos e servir os seus nobres terras com tanta humildade e fervor horas cabem em grande na alma humana."

"O governo é um costume popular: dá o povo, devem ser cumpridas para a sua satisfação, por favor consulte o seu irá, de acordo com as suas aspirações, precisa ouvir a voz dele, nunca recebeu contra o poder confiado às mãos nos deu, e que próprio deles".

Interpretar corretamente estes pensamentos significam para postular Martí e votar conscientemente, com pleno conhecimento de que a escolha e por que escolher e que os órgãos do Poder Popular representam o poder do povo, que torna possível que estamos construindo socialismo na nossa país.

Por conseguinte, a 17 abril, teremos o nosso apóstolo, "a escolha de voto e mais enérgica grandes homens testados, saudável e útil, capaz."

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